Workshop Acadêmico

Marāī Kīrtan de Rāṛh: Canto devocional e a performance do êxtase no Distrito de Purulia, Gengal, Índia.

Kīrtan ‘música de louvor’, ou ‘cânticos ou canto de hinos’, é considerado o melhor caminho para trazer bem-aventurança (ananda) para a deidade e êxtase para o devoto. Marāī kīrtan significa ‘circular’ ou ‘afiado’ e é a recitação continua do nome de deus, segundo executado nas áreas rurais de Bengal, também conhecidas como o antigo reino de Rāṛh, situado atualmente na região de West Bengal (Bengal Oeste) e nas fronteiras de Jharkhand e Bihar. O núcleo de Rāṛh é o distrito de Purulia (Manbhum) onde a tradição do marāī kīrtan atualmente existe em sua expressão mais potente. Essencialmente igualitária em espírito, o marāī kīrtan é executado nos templos locais (mandīrs) pelos Vaiṣṇavas, a casta tradicional de kīrtan de Rāṛh, e também pelos grupos de rua ou locais (para) que têm o kiirtan como base, e que se reunem para cantar kiirtan para que o suco (rasa) da devoção possa derramar num fluxo de néctar em direção a deus. Esta prática também vários propósitos utilitários, como trazer chuva e auspiciosidade, e encarna um senso de competição inter-grupal.

A investigação de Jyosna La Trobbe perpassa seis grupos diferentes de kīrtan: os Brahmans, Mahatos, Rajwars, moradores de Karandhi e os Vaiṣṇavas, com foco mais forteno grupo Mahato da vila de Kostuka, cujas vidas carregam a natureza transformadora do kīrtan. Devido à fata de documentação ou de fontes bibliográficas relevantes, sua investigação foi acima de tudo direto na fonte, por meio da observação direta, entrevistas intensives em campo, combinados com análises profundas de música e vídeo, transcrição de material audiovisual e criação de um DVD.

Neste workshop de 2h, Jyosna apresentará um histórico da sua pesquisa, por meio de palestra e apresentação de DVD, e ensinará aos participantes como cantar ragas (padrões melódicos) e ritmos da música clássica indiana.

Jyosna La Trobbe é mestre em etnomusicologia pela Universidade de Londres e musicista de renome internacional, com mais de 10 álbuns gravados. Ela estará em turnê pelo Brasil entre 24 de janeiro e 10 de março, ministrando workshops acadêmicos e práticos sobre kiirtan e música tradicional indiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário